terça-feira, 24 de julho de 2012

Importância da missão dos protetores celestiais

“Creio não ser difícil compreender as razões pelas quais a solicitude divina nos destinou o auxílio dos anjos da guarda. Com efeito, a vida humana é tão precária, as dificuldades de toda ordem — espirituais e materiais — com que o homem luta, os riscos a que está sujeito, são de tal maneira diversos e numerosos, de um lado; e de outro, tão pequena sua capacidade de reação diante de tantos obstáculos, que ele não efetuaria a obra de sua santificação, nem consumaria sua missão neste mundo, se lhe faltasse a especial proteção de um anjo.
“Em última análise, todo homem sustenta, mantém e realiza o que deve realizar, manter e sustentar, porque por ele vela um ser espiritual, destinado a ampará-lo e socorrê-lo particularmente. Caso contrário, o homem se desarticularia e nada lograria produzir. O que significa que, via de regra, o êxito da ação humana, máxime quando se trata do homem que faz o bem, deve-se ao fato de o assistir essa proteção sobrenatural.
“Percebemos, assim, o imenso e contínuo papel do anjo custódio na existência de cada um de nós. Papel de cuja inteira importância apenas teremos noção ao ingressarmos na eternidade e ali nos ser revelado tudo quanto devemos ao auxílio do nosso guardião celeste: as graças que nos alcançou, os benefícios que nos prestou, os dons temporais que nos proporcionou, a saúde que nos preservou, e os perigos de que nos livrou, sejam os por nós conhecidos, sejam aqueles que nunca soubemos que nos cercavam. Na verdade, abismados ficaremos ao descobrirmos, então, as inúmeras dificuldades que o anjo da guarda subtraiu de nosso caminho!
“Tal proteção bem nos salienta como sempre dependemos do sobrenatural. E quem fala em sobrenatural, fala em oração e, pois, do quanto devemos rezar, com afinco e constância, implorando o patrocínio de nosso anjo da guarda. Peçamos a ele nos dizer à alma o bom conselho que necessitamos, nos sugerir as ideias, os pensamentos e movimentos santos, nos aproximar da virtude e nos afastar do pecado. Recorramos continuamente à sua assistência, pois ele intercede por nós junto a Deus e implora em nosso favor os dons divinos. A todo instante apresenta ao Senhor as nossas boas ações, valorizando-as, ou, pelo contrário, suplica-Lhe que perdoe nossa má conduta.
“Não nos esqueçamos, porém, de que sua missão intercessora passa antes pelas mãos de Maria Santíssima, Rainha dos Anjos e Medianeira de todas as graças. Nosso advogado angélico dirige a Ela os pedidos que faz por nós, e a Virgem Clemente se compraz em poder dizer a Nosso Senhor Jesus Cristo: ‘Meu Filho, vede esse espírito magnífico e belíssimo que pusestes na guarda daquele pobre homem. Esse anjo reza e pede pelo seu protegido, se o próprio não o faz. Em todo caso, quisestes constituir entre o coitado e Vós um medianeiro, que é este espírito puríssimo, e ele roga por quem não reza. Eu tomo as orações desse anjo da guarda, as enriqueço pela minha mediação e as apresento a Vós. Atendei-as, pois.’
“Tal é a missão do anjo que nos foi dado por protetor e amparo. Missão de extrema beleza, que desvenda aos nossos olhos um rendilhado de circunstâncias maravilhosas, dispostas por Deus para estender ao homem sua misericórdia e seu perdão infinitos, dos quais, por nós mesmos, não somos merecedores.”