quarta-feira, 22 de junho de 2016

Maria:Formosa como a lua

 Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora
Qual lua bela ilumina os que no mundo vão errando
“Maria é formosa como a lua: é toda branca, puríssima. E assim como seu Filho é brancura da eterna luz, assim Ela participa desta alvura mais que homens e Anjos. Porque, como disse Santo Anselmo, convinha que esta benditíssima Virgem resplandecesse com tão grande pureza, que depois de Deus não se podia imaginar outra maior. E a lua branca, e a Virgem é puríssima; é a lua o mais veloz de todos os sete planetas, e a Virgem a mais diligente e solícita no serviço de Nosso Senhor, do que qualquer outra criatura.
“A lua é o mais baixo de todos os planetas, e a Virgem a mais humilde que há no Céu e na Terra. E assim como a lua, algumas vezes, [...] aparece-nos com pouca luz (embora esteja sempre cheia), porque não vemos aquela parte na qual está iluminada pelo sol, [...] assim a Virgem sagrada, todo o bem e luz que possui Lhe vem do Sol de Justiça, Jesus Cristo Nosso Senhor. E ainda que muitas vezes estivesse praticando ações corporais que, na aparência, são de pouca luz, assim como comer, beber, trabalhar e outras coisas semelhantes, sempre tinha Ela sua alma atenta e voltada para Deus, luminosíssimo sol, e com grandíssimo fervor, amor e elevação de entendimento e de vontade fazia todas as suas obras, pequenas e grandes, corporais e espirituais.
“Por tudo isso Vos confessamos, Senhora, que sois formosa como a lua, e milhares de vezes mais bela, pois que, em comparação de vossa benditíssima alma e da formosura espiritual que nela pôs o Espírito Santo, a lua não ousará se mostrar”