Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição
Considerando
esse íntimo comércio estabelecido entre as três Pessoas Divinas e Nossa
Senhora, é oportuno recordarmos aqui o título com o qual o santo Patriarca
Hesíquio de Jerusalém (séc. VIII) honra a Virgem Maria: ele A chama Complemento
da Santíssima Trindade.
O Pe.
Jourdain assim interpreta a doutrina daquele santo Patriarca: “Precisaria Deus
de algum acabamento? Faltava-Lhe algo à sua infinita perfeição? Seria uma
blasfêmia dizê-lo. Entretanto, não podemos desprezar a palavra de um santo,
palavra que os séculos acolheram com respeito e repetiram com amor, para
glorificar Maria. Procuremos então qual é o verdadeiro significado, e o que se
deve entender por este acabamento, esta perfeição nova que Maria confere à
santíssima e adorabilíssima Trindade. [...]
“[Para
Hesíquio], as três adoráveis Pessoas da Santíssima Trindade encontraram sua
morada em Nossa Senhora.
“O Pai
habita em Maria que imita sua fecundidade e produz, como Ele, seu Filho único que
possui, no seio virginal de sua Mãe, as mesmas grandezas, a mesma divindade que
no seio de seu Pai.
“O
Filho habita em Maria: Ela é sua Mãe. Não pareceu a Ele por demais estreita
esta morada, para nela residir pessoalmente durante nove meses inteiros.
“O
Espírito Santo também fez d’Ela sua morada, para cumulá-La com a abundância de
todas as suas graças.
“O
pensamento de Hesíquio não era, pois, que Maria acrescentava alguma coisa às
grandezas de Deus, e dava um novo brilho às Pesso as Divinas. Sabia ele muito
bem que a augusta Virgem recebia tudo da gratuita bondade do Senhor. Suas palavras
— totius Trinitatis complementum —
podem então explicar-se no sentido de que Maria é a obra por excelência da
Santíssima Trindade; que cada uma das três adoráveis Pessoas, por assim dizer,
esgotou em favor d’Ela seus tesouros de sabedoria, de bondade e de poder” .