quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pedindo o auxílio de Nossa Senhora

Se o  pecado é um grande mal, pior do que ele em si mesmo considerado — dizia São Francisco Xavier — é a perda da confiança em Deus e em Nossa Senhora por parte da pecador. Tal estado de espírito resulta, frequentemente, das infidelidades crônicas, das faltas cometidas no passado, da insatisfação consigo próprio.
Nessas condições, a pessoa pode pensar “Sou tão ruim, pequei tanto e, além disso, sinto-me tão medíocre, sem nenhum valor, que tenho medo de me aproximar de Nossa ‘Senhora para pedir auxilio”.
Comportar-se assim é fazer como se um daqueles dez leprosos que foram pedir a cura a Nosso Senhor, dissesse antes para consigo: “Estou tão leproso que não tenho coragem de pedir isto a Ele”. E, por causa deste receio, não procurasse Jesus. Resultado, nunca recuperaria asaúde do corpo! O correto seria pensar: “estou tão necessitado  deste milagre, que a única saída é pedi-lo com todo o empenho!”
Assim com a lepra, para aqueles homens, também nossas misérias são uma razão especial para recorrermos a Nossa Senhora. E por maior que seja o horror que tenhamos aos nossos pecados e defeitos interiores, nem por isso deixa de ser verdade que, levantando os olhos para Maria. Ela nos atenderá.
Roguemos, pois, a Nossa Senhora Auxiliadora a graça dessa inabalável confiança no seu celestial socorro, e nos será dado constatar como Ela é, até um ponto inimaginável, nosso Refúgio e Amparo.