terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Maria Santíssima, modelo de caridade

Segundo a caridade que nós usarmos para com o próximo, Deus e Maria a usarão para conosco, conforme diz Jesus Cristo, que nos medirá com a mesma medida com que tivermos medido aos outros [1]Numa palavra, conclui o Apóstolo, a caridade para com o próximo é útil para tudo, e nos faz felizes nesta vida e na outra, porque tem a promessa da vida presente e da futura [2]; e quem socorre os necessitados faz com que o próprio Deus lhe fique sendo devedor [3].
      Ó Mãe de misericórdia, Vós sois cheia de caridade para com todos; não Vos esqueçais de minhas misérias. Vós as conheceis. Recomendai-me a Deus, que nada Vos nega. Alcançai-me a graça de poder imitar-Vos na santa caridade tanto para com Deus como para com o próximo. – E Vós, ó meu Jesus, tende piedade de mim; perdoai-me todos os desgostos que Vos dei, particularmente pela minha pouca caridade com o próximo. Perdoai-me, Senhor, e não me entregueis à mercê das minhas paixões, como mereceria. Se previrdes que para o futuro eu tenho de Vos ofender novamente, deixai-me antes morrer agora, que espero estar na vossa graça. Fazei-o pelos merecimentos da caridade de Maria Santíssima, vossa querida Mãe.



[1]  Luc. 6, 38
[2]  1 Tim. 4, 8.
[3]  Prov. 19, 17.

Pe. Thiago Maria Cristini, C. SS. R., “Meditações para todos os dias do ano tiradas das obras de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja”, Herder e Cia., tomo II, págs. 34 - 37, Friburgo em Brisgau, Alemanha, 1921.