sábado, 26 de setembro de 2015

O relógio de Ezequias

Continuação dos comentários ao Pequeno Ofício de Nossa Senhora 
Vésperas
Salve regulador celeste, pelo qual
Em dez linhas foi o sol retrogradado
O relógio de Ezequias
Abrindo o quarto Livro dos Reis, lemos em seus capítulos XVIII (1-2, 13) e XX (1-10):
“No terceiro ano de Oséias, filho de Ela, Rei de Israel, reinou Ezequias, filho de Acaz, Rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar em Jerusalém. [...]
“[Por volta do décimo quarto ano de seu governo], Ezequias adoeceu de morte; e o profeta Isaías, filho de Amós, foi ter com ele, e disse-lhe: Eis o que diz o Senhor Deus: Põe em ordem a tua casa, porque vais morrer, e não viverás (mais). E Ezequias virou o rosto para a parede, e fez oração ao Senhor, dizendo: Peço-te, Senhor, lembra-te, te suplico, de que eu andei diante de Ti em verdade e com um coração reto, e que fiz o que era do teu agrado. Depois Ezequias derramou abundantes lágrimas.
“E, antes que Isaías tivesse passado metade do átrio, o Senhor falou-lhe, dizendo: Volta e dize a Ezequias, condutor do meu povo: eis o que diz o Senhor Deus de David, teu pai: Eu ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; e eis que Eu te curei; daqui a três dias irás ao templo do Senhor. E acrescentarei quinze anos aos dias da tua vida; além disto Eu te livrarei a ti e a esta cidade da mão dos reis dos assírios, e protegerei esta cidade por amor de Mim, e por amor de David, meu servo.[...]
“Ora, Ezequias tinha dito a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que dentro de três dias irei ao templo do Senhor? E Isaías respondeu-lhe: Será este o sinal da parte do Senhor, de que o Senhor há de cumprir a palavra que disse: Queres que a sombra (nesse relógio solar) se adiante dez linhas, ou que ela retroceda outros tantos graus?
“Ezequias disse: E fácil que a sombra se adiante dez linhas, não quero que se faça isto, mas que volte atrás dez graus. O profeta Isaías invocou, pois, o Senhor, e fez com que a sombra voltasse pelas linhas, pelas quais já tinha passado no relógio de Acaz, dez graus atrás.”
Imagem da Redenção preventiva de Nossa Senhora
O prodigioso sinal com que Deus ratificou sua promessa ao Rei Ezequias, é uma imagem do extraordinário milagre que se verificou em Nossa Senhora.

“Pois, no momento de sua Imaculada Conceição, o selo da Redenção foi n’Ela impresso antecipadamente, em virtude da previsão dos méritos de seu Divino Filho. As sombras do pecado original foram como que recuando para dar passagem a essa alma predestinada, que devia irradiar ao mundo o Sol de Justiça, Jesus Cristo, Salvador dos homens” 1.

domingo, 20 de setembro de 2015

Prontidão de Nossa Senhora

Nossa Senhora foi concebida em graça, e esta graça deu-Lhe todos os dons que tinha o homem no Paraíso terrestre. Ela tinha todos os dons do Espírito Santo, e os possuía em grau máximo. No ponto de partida dEla, de concepção dela, Nossa Senhora tinha todos os dons e todas as virtudes em grau mais excelso do que os próprios anjos e santos que estão no Céu.
Esta que foi escolhida para ser Mãe de Deus, já possuindo Deus encarnado em seu claustro materno, é convidada a fazer uma visita a uma prima. Prima muito mais idosa do que Ela. Por um mistério que nós não conseguimos atingir inteiramente, pelas relações que existem entre o sobrinho que vai nascer e o filho que Ela tem no seu claustro materno que também vai nascer, a relação entre um e outro faz com que Ela se submeta a este convite, a esta obrigação social de ir visitar sua prima Santa Isabel que estava para dar à luz a um sobrinho.
Ela já tendo em si o Menino Jesus sendo constituído, sendo formado, não hesita. Ela sabe das dificuldades do caminho, esse caminho é coalhado em determinado ponto por ladrões, por bandidos, Ela pode perfeitamente ser assaltada no meio do caminho, Ela pode ser morta no meio do caminho, Ela pode ser agredida, mas Ela passa por cima de tudo isto porque percebe que esta visita é desejada por Deus.
Aqui vê-se a prontidão de Nossa Senhora, a docilidade, a disposição inteira dEla em fazer a vontade de Deus. Não mede sacrifícios, não mede esforços, está disposta inteiramente a dar-se, e a dar-se por inteira.

Maria Santíssima, Rainha dos Céus e da terra, vós tendes à vossa disposição todos os anjos. Se vós quisésseis, vós mandaríeis um anjo descer do Céu para aplainar esse caminho. Entretanto, vós quisestes passar por todas essas dificuldades para exemplo meu. Eu na minha vida encontro dificuldade, eu na minha vida encontro problemas, e vós quereis que eu passe por esses problemas como vós passastes por esses problemas. Minha Mãe, dai-me forças de ser como vós”.
Mons João Clá Dias. Texto extraído de uma meditação na Catedral da Sé - SP em 21/10/1999. Sem revisão do autor.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Stabat Mater...

No Calvário, Nossa Senhora viu o céu encher-se de trevas, a terra tremer e o Templo sacudir-se. Ela, entretanto, manteve-se de pé!
Só A vemos sentada quando colocaram o Divino Cadáver sobre seus joelhos, para ungi-Lo com os aromas, conforme o costume judeu, antes de O depositarem na sepultura. Assim mesmo, Ela é representada com o busto ereto.
Daí vem a poesia famosa “Stabat Mater dolorosa, juxta Crucem lacrimosa” — Junto à Cruz, chorando, estava a Mãe cheia de dores. Mas stabat, em latim, não quer dizer simplesmente “estava”; significa “estava de pé”.
Assim deve ser a alma do verdadeiro católico!

Plinio Correa de Oliveira – Extraído de conferência de 30/6/1988

sábado, 12 de setembro de 2015

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Confiança nos impossíveis

Comentários de Plinio Correa de Oliveira a respeito da confiança em Nossa Senhora
Alguém me pediu para comentar o seguinte lema afixado na Universidade de Sorbonne durante seus dias de agitação:
“Seja realista, exija o impossível.”
Mesmo defendendo a pior das causas, há nesta frase o inegável talento francês.
Em primeiro lugar, devemos nos perguntar: esse lema é correto ou não? Em face dele, dividem-se duas famílias de almas: uma constituída pelo espírito geométrico, e outra, pelo espírito de finesse.
O espírito geométrico é contra uma afirmação dessas. Para ele, é próprio da utopia exigir o impossível. Logo, é um absurdo dizer: “seja realista, exija o impossível”. Pelo contrário, diria alguém desta corrente, “seja realista, exija o possível”; ou então, “seja realista, e não exija o impossível”.
Porém, as pessoas que têm o espírito de finesse compreendem o significado desta afirmação. Ou seja, esta espécie de contradição berrante, que é exigir o impossível, aqui quer dizer o seguinte: esse impossível vem psicologicamente entre aspas.
Impossível para o medíocre... Possível para o fogoso!

domingo, 6 de setembro de 2015

Nossa Senhora, a morte dos crimes

Certas pessoas podem ter a ideia de que as evoluções do mundo extinguirão os crimes. Verdadeiramente, a morte dos crimes já veio ao mundo com o nascimento de Nossa Senhora. Ela, segundo um lindo cântico gregoriano, é a Mors criminum, a “Morte dos crimes”. Por sua influência, mediação, oração e comunicação de graças, Maria Santíssima mata os crimes, extirpa os pecados e elimina o mal da Terra, triunfando permanentemente sobre ele.

Plinio Correa de Oliveira – Extraído de conferência de 18/8/1965

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Imaculado Coração de Maria



A principal alegria de Nosso Senhor durante a vida terrena estava numa lâmpada acesa na casa de Nazaré: o Coração Sapiencial e Imaculado de Maria, cujo amor excedia o de todos os homens que houve, há e haverá até o fim do mundo.

Plinio Correa de Oliveira – Extraído de conferência de 7/4/1984