quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Maria, luz que ilumina toda a criação

Comenta ainda o douto Pe. Jourdain: “À santidade incomparável com a qual a Bem-aventurada Virgem Maria foi agraciada, desde o primeiro instante de sua existência, é preciso acrescentar as luzes com que Deus, ao mesmo tempo, inundou sua alma. O nome de Maria, entre outras significações místicas, possui a de iluminada. As luzes com que foi esclarecida ao sair do nada, justificam plenamente esta interpretação.
‘Antes de tudo, conheceu Ela a fonte de toda luz, e em Deus conheceu todo o resto, segundo a palavra do Profeta: In lumine tuo videbimus lumen (Si. XXXV, 10). Eia viu Deus criador de todas as coisas, e conheceu as criaturas espirituais, as racionais e as privadas de razão. Ela viu em Deus, bem supremo e absoluto, o que era bom e o que era mau, o que merecia ser procurado ou desprezado, o que era preciso amar e o que odiar. E porque a luz que A iluminava era perfeita, possuía Ela a justa e conveniente medida de todas as coisas. [...]
“[Assim], a Luz divina, a Luz eterna, produziu uma luz criada, destinada a iluminar todas as outras obras das mãos de Deus” .
Essa singular luminosidade da Virgem, espargindo seu fulgor sobre toda a criação, foi também exaltada pelo entusiasmo de São Tomás de Villanueva:
“O tocha brilhantíssima, a quantos alegrastes quando, iluminada pelo resplendor divino, aparecestes imaculada no seio de vossa mãe! [...]
“Dizei-nos, ó sábios astrólogos que contemplais as estrelas; dizei-nos ó profetas! que chegará a ser esta donzela que tão brilhante e avantajada se apresenta ao mundo? [...]
“O dia digno de ser celebrado com grande regozijo, em que tal dom recebemos. Exclamamos com São Bernardo: «Tirai o sol, e o que restará no mundo senão trevas? Tirai Maria da Igreja, que ficará senão a escuridão?»” 50
A luz da Contra-Revolução
Por sua vez, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira nos faz compreender o papel fundamental da Luz pura junto aos que se opõem à Revolução:
“Nossa Senhora é Aquela que gerou a Luz do mundo, Jesus Cristo Senhor nosso. Ela é o foco dessa Luz que as trevas não conseguiram envolver e impedir que fosse vista pelos homens; Ela é o canal por meio do qual a luz do Salvador chega até nós.
“E Maria tanto resplandece da luz de seu Divino Filho, que se diria ser Ela a mesma luz. Por isso podemos cantar com a Igreja: «Salve radix, salve porta, ex qua mundo lux est orta» — «Salve ó raiz, o porta, por onde jorrou a luz ao mundo» 51
“Nós, contra-revolucionários, devemos pedir à Santíssima Virgem que encha nossas almas dessa sua luz, que é, em última análise, a luz da Contra-Revolução, é a luz que fende as trevas da Revolução e chega até aos homens, libertando-os do erro, do vício, do crime e do mal” 52