segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estrela da manhã

Continuação do post anterior Estrela da Manhã
Em importante conjuntura de sua admirável gesta contra-revolucionária, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira assim se dirigiu aos seus seguidores:
“A estrela da manhã aparece no período incerto entre a noite que ainda existe, e o dia que timidamente vai nascendo.
“Não é bem essa a época em que vivemos, na qual imperam as trevas da Revolução, porém na qual já se pressente o triunfo do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria, prometido por Nossa Senhora em Fátima?
“Portanto, é a Maria enquanto Stella Matutina, enquanto a Estrela que nos anuncia como iminente a aurora de seu Reino, é a Ela que devemos recorrer nas dificuldades referentes à causa contra-revolucionária, em nosso apostolado, e em todas as ocasiões em que a piedade nos sugira essa invocação.
“Estrela da Manhã, Vós que fostes, durante a noite inteira da espera, a nossa luz e a promessa do alvorecer, fazei com que desponte quanto antes o dia de vosso Reino!”
CORREA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferências em 28-29/11/1991 e 1/12/1991. (Arquivo pessoal).
Estrela da Manhã que precedeu o Sol de Justiça
“A augusta Virgem Maria — prossegue o Pe. Jourdain — é a mais resplandecente das estrelas que cintilam na abóbada celeste: Ela é a estrela da manhã, de todas a mais bela e a mais brilhante. [...J
“A estrela da manhã marca o fim da noite precedente e o começo do dia. Maria foi igualmente o fim da noite, e o começo de um novo dia. Antes do nascimento de Maria, as trevas do pecado e a noite da infidelidade mantinham o universo sob tão cruel opressão, que não podia ele divisar o Sol de Justiça, o Cristo, o Messias prometido. Deus Se fez preceder, portanto, pela Estrela da Manhã, a fim de que os olhos do coração [humano], obcecados pelo lodo imundo das iniquidades e, em consequência, incapazes de fitar a grande e verdadeira luz, se habituassem primeiro à claridade da Estrela, para em seguida e gradualmente receber [...] o brilho de Jesus Cristo.
“Eis porque a graciosa Virgem Maria surge toda resplandecente, antes do nascer do verdadeiro Sol; eis porque nossa Estrela da Manhã precede o Salvador. Desde o aparecimento desta Estrela cintilante de claridade, dissipou-se a sinistra escuridão do crime e do erro, o culto dos ídolos foi abalado, e os oráculos dos falsos deuses reduzidos ao silêncio.
“A estrela da manhã, precedendo o sol, o traz consigo. A Bem-aventurada Virgem Maria introduziu entre nós o verdadeiro Sol de Justiça, que ilumina todo homem vindo a este mundo. Ela pode, portanto, ser chamada fonte de luz. É esta a saudação que Lhe dirige São Gregório o Taumaturgo: «Eu Vos saúdo, cheia de graça, fonte de luz, que ilumina todos os que crêem em Vós
“E São Metódio igualmente Lhe diz: «Ao primeiro clarão, ó Santíssima Virgem, desta fulgurante luz que trouxe ao mundo o verdadeiro Sol de Justiça, desapareceu o espantoso horror das trevas, e o universo inteiro se encheu dos mais puros fulgores da verdade!»
Estrela que afugenta os demônios e embeleza a criação
“A estrela da manhã anuncia a chegada do sol, o que obriga às serpentes, aos lobos, às feras e aos animais selvagens a entrar novamente em suas tocas; ela espanta as aves noturnas e convida os pássaros do céu a entoarem seus cantos. A Bem-aventurada Virgem Maria não foi apenas a mensageira do Sol de Justiça. Ela O trouxe em seu seio; Ela pôs em fuga as bestas infernais, isto é, os demônios; Ela dissipou, como aves da noite, os fátuos erros do paganismo; e Ela incitou aos próprios Anjos e a todas as almas santas a celebrar os louvores do Senhor. [...]
“A estrela da manhã amedronta os ladrões, fortifica os doentes, a tudo embeleza. Maria afugentou os ladrões que são os demônios. Desde que Ela deu ao mundo o Filho de Deus feito homem, Satanás compreendeu que ele estava destituído de seu usurpado império. Júpiter, Marte, Vênus, Saturno e as outras monstruosas divindades adoradas pelos homens, eclipsaram-se vergonhosamente. [...]
“Maria, como a estrela da manhã, reanima os enfermos, quer dizer, os pecadores, pois Ela engendrou o Sol do qual foi dito pelo Profeta Malaquias (IV, 2): «0 sol da justiça se levantará para vós que temeis meu nome, e encontrareis vossa salvação sob suas asas». Ademais, por sua intercessão, Ela afugenta as tentações da concupiscência e os maus pensamentos, e sana todas as enfermidades fortificando os doentes.
“Maria a tudo embeleza. Com efeito, desde que, após tantos séculos de trevas, Ela se mostrou ao mundo, e com Ela seu Divino Filho, sua beleza, sua bondade, sua humildade, seu amor, sua demência, sua misericórdia, sua benevolência, espargiram um tão vivo fulgor, que o mundo pareceu mais belo aos olhos de Deus e dos Anjos, como não era antes da queda do primeiro homem, e a Terra mesma estremeceu de júbilo. [...1
Fulgurante astro no firmamento da santidade
“Entre todos os astros da noite, a estrela da manhã é aquele que cintila mais vivamente. A Bem-aventurada Virgem Maria elevou- se acima dos Santos do Antigo Testamento. Ela reluz no meio deles com incomparável brilho. Seus raios se obscurecem ao aparecimento de Maria, porque suas virtudes, comparadas às d’Ela, perdem todo o fulgor.
“Que são, em presença das perfeições de Maria, a inocência de Abel, a justiça de Noé, a obediência de Abraão, a paciência de Jacob, a castidade de José, a doçura de Moisés, a coragem de Josué, a caridade de Samuel, a humildade de David, o zelo de Elias, a abstinência de Daniel, a eminente santidade de São João Batista, a candura de Simeão, a piedade de Ana, a santidade de Isabel? Assim como em comparação com Deus ninguém é santo, de igual modo ninguém, posto em paralelo com Maria, é perfeito, puro e ornado de extraordinárias virtudes.
“Tal é o sentimento de São Jerônimo, que, após enumerar várias santas mulheres do Antigo Testamento, acrescenta: «Silencio-me sobre Ana, Isabel e as outras mulheres. Fraco é o seu brilho, empalidecendo e se eclipsando em presença da exuberante luz de Maria». Bem merece Ela, pois, o nome de Estrela da Manhã.
“Ao despontar da estrela d’alva, cai o orvalho a refrescar os campos e a fecundar a terra. Ao aparecimento da Mãe de Deus, difundiu-se um abundante rocio de graça sobre o mundo: o Verbo de Deus desceu ao seu seio para nele se revestir de nossa natureza humana.
“Enfim, não se passa das trevas da noite à luz do dia, sem que a estrela da manhã tenha espargido sua doce claridade. Do mesmo modo, é impossível passar das trevas do pecado à luz da graça e das virtudes, sem a intercessão de Maria” 25


25) JOURDAJN, Z.-C. Somme des Grandeurs de Marie. Paris: Hippolyte Walzer, 1900. Vol. III. p. 272-282; Vol. V p. 605.