terça-feira, 3 de abril de 2012

Irmãos de Jesus?

A Sagrada Escritura fala várias vezes dos irmãos e irmãs de Jesus (Mt. XIII, 55 56; Lc. VIII, 19; Jo. II, 12; At. I. 14; I Cor. IX, 5). Logo, Maria teve outros filhos além de Jesus.
“Resposta: É muito freqüente na Sagrada Escritura usar os nomes irmão e irmã em sentido muito amplo, para designar qualquer espécie de parentesco.

Assim Lot, que era filho de um irmão de Abraão (Gên. XII, 5), é chamado irmão deste patriarca (Gên. XIII, 8).

Mas ele era sobrinho de Abraão. Em Gênesis 12,5, é sobrinho; em Gênesis 13,8, é irmão. Os senhores podem dizer para o sujeito: sobrinho ou irmão, depende, se for Gênesis 12, é sobrinho; Gênesis 13, já é irmão.

Jacob é chamado irmão de Labão, que na realidade era seu tio (Gên. XXIX, 15). A mulher esposa é chamada irmã do esposo (Cânt. IV, 9). Igual nome recebem os homens da mesma tribo (II Sam. XIX, 12 13) ou do mesmo povo (Ex. II, 11), etc. E no Novo Testamento é muito frequente chamar irmãos a todos os que crêem em Cristo.

“Os chamados irmãos e irmãs do Senhor não eram filhos de Maria, cuja perpétua virgindade está fora de dúvida. Tampouco é crível que fossem filhos de São José tidos em outro casamento anterior, pois a Tradição cristã atribui a São José uma castidade perfeitíssima e inclusive uma pureza virginal, pela que mereceu ser escolhido por Deus para esposo e guardião da pureza imaculada de Maria. O mais provável é que esses irmãos e irmãs do Senhor fossem seu primos, por serem filhos de algum parente de Maria, ou de algum irmão de São José”.